RELEASE

INVENTÁRIO FUTURO – Implicações Teatrais para uma Construção Coletiva é uma série documental de 20 vídeos, com até 30 minutos de duração cada, criada e produzida pela Cooperativa Paulista de Teatro, e que tem como objetivo gerar reflexões coletivas sobre o atual momento pandêmico que vivemos em escala mundial e seu impacto ético/estético/poético, no presente e no futuro, na produção cultural da cidade de São Paulo, sobretudo na dos grupos de teatro e demais coletivos da cena.

O vírus Sars-Cov-2 colocou em xeque nosso cotidiano, levando a maioria de nós a um confinamento físico que tem atualizado, de formas inesperadas, nossos vínculos enquanto espécie, além de produzir questionamentos a respeito da sociedade para a qual voltaremos no após o distanciamento social.

O presente contexto interroga, de forma inequívoca, sobre a natureza das engrenagens sociais, as dinâmicas desumanas de nossa sociabilidade e as fraturas e violências de toda ordem sobre os mais vulneráveis. O próprio confinamento se coloca como um ensaio para uma performance ainda pouco conhecida, uma dramaturgia em processo, criação de novos equacionamentos veiculados por corpos que estão sendo levados a reencontrar, de forma abrupta, seus limites e finitudes e, o mais importante, reinventá-los.

Nesse sentido, o Projeto INVENTÁRIO FUTURO é a construção de uma ponte entre momentos históricos evidenciados em suas diferenças, por meio de uma revisão do caminho traçado até então por artistas e coletivos ligados a um modo de produção conhecido como teatro de grupo, os efeitos do atual momento sobre seus imaginários nas dimensões estética, política e poética, e as perspectivas de futuro que o presente contexto produz.

DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

A Cooperativa Paulista de Teatro tem em seus quadros aproximadamente setecentos coletivos atuantes no estado de São Paulo, vários deles com trajetórias reconhecidas dentro e fora do Brasil. Caracterizados, em sua maioria, por um modo de produção que se constitui como exercício de uma sociedade mais horizontalizada, possuem em seus campos de pesquisa e criação vetores que se colocam em relação aberta com a cidade, problematizando as relações de poder e exclusão que a caracterizam, ao mesmo tempo em que instauram espaços operacionalizados na contramão dessas práticas desumanizantes.

CRÉDITOS FINAIS

INVENTÁRIO FUTURO / FICHA TÉCNICA

Coletivos

A Digna Companhia

A Próxima Companhia

Arte e Ciência no Palco

Brava Companhia

Cia do Feijão

Cia Les Commediens Tropicales

Coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes

Coletivo Estopô Balaio

Coletivo Labirinto

Coletivo Negro

Grupo Antropofágica

Grupo Caixa de Imagens

Grupo Folias

Grupo Mungunzá

Grupo Ocamorana

Grupo Redimunho

Grupo Refinaria Teatral

Grupo Sobrevento

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Teatro do Incêndio

Edição

Alan Siqueira

Danilo Santos

Eduardo Marcondes de Melo

Comunicação

Chico Lima

Coordenação de Produção

Angélica Muller

Daniela Bicancardi

Coordenação

Edgar Castro

Thiago Vasconcelos

Agradecimentos

Claudia Schapira, Eliana Albieri, Eugênio Lima, Flávia Ulhôa

Apoio Cultural

Secretaria Municipal de Cultura

Realização

COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO / Gestão ACORDES